Soltroia 93 - PMA
1481
portfolio_page-template-default,single,single-portfolio_page,postid-1481,language-pt,ajax_fade,page_not_loaded,,side_area_over_content,wpb-js-composer js-comp-ver-5.4.4,vc_responsive

Soltroia 93

O que se vê do exterior, para quem passa na rua, é uma parede onde através das aberturas se adivinha uma moradia. Descrição e pouca exposição para a rua e vizinhos foram um ponto de partida. Toda a habitação é fechada a Norte e para os vizinhos dos lotes contíguos e é totalmente aberta a Sul, para o sol, para o jardim e para a duna onde, por de trás dela se adivinha o mar.

A volumetria apresenta um corpo mais alto correspondente à sala e cozinha e outro mais baixo correspondente aos quartos, ligados e envolvidos por um terceiro que os une onde se localizam a sala de jantar, a sala secundária e circulações. A construção, implantada ao longo dos extremos Norte e Nordeste do lote, proporciona uma grande área de jardim aberto em “V” para Sul, de onde se desfruta da vista até à duna.

Na concepção da casa, para além de inúmeros aspectos funcionais programáticos, foi privilegiada a ligação ao jardim e à piscina. Assim, a sala e a cozinha, que no programa assumiram grande importância, têm como prolongamento para o exterior o “deck” onde, no seu extremo, está inserida a piscina, assegurando-se desta forma a ligação natural interior / exterior. No corpo dos quartos, a ligação com o jardim é directa; os seus quatro quartos beneficiam, através de grandes envidraçados, de ligação interior / exterior que lhe proporcionam vista desafogada até à duna.

Nas instalações sanitárias, mais interiorizadas, as iluminações zenitais e indirectas assumem preponderância. Nas circulações vãos de pequenas dimensões pontuam os percursos.

Não menos importância assumiu a garagem, inserida no conjunto em semi-cave, com grande área e amplo pé direito. É o espaço onde são guardadas as diversas viaturas de 2 e 4 rodas onde não falta uma zona oficinal.

A par da articulação com o exterior foi também privilegiada a articulação entre os espaços interiores onde as interligações, hierarquias e funcionalidade assumiram papel importante no programa minuciosamente definido pelo Dono de Obra.

Os materiais são o granito de Évora bujardado aplicado no revestimento da lâmina que define o corpo da sala e cozinha, o reboco branco no volume dos quartos, com a frente aberta para o mar e onde se inserem os vãos rasgados e os painéis de madeira. Por último, o corpo que “abraça” estes dois primeiros é revestido com painéis de vidraço bujardado fino.

No interior, para além do granito que se prolonga do exterior para o interior, surgem o carvalho nos pavimentos, portas e armários, o estuque branco nas paredes e tectos, o vidro em portas e a pedra azulino de Cascais polida em paramentos, como por exemplo, nos correspondentes às lareiras.

Ao conjunto projectado, cujo resultado se pretendeu simples mas funcional, depurado mas personalizado, junta-se uma intervenção de arranjo dos interiores integrada e enquadrada nas soluções arquitectónicas.

Localização:

Soltroia

Tróia – Carvalhal

Área do Lote:

1.673 m²

Área de Implantação:

278 m²

Área de Construção:

430 m²

Projecto:

2004

Conclusão da Obra:

2005

Programa:

Projecto de moradia Unifamiliar a construir no Lote 93 de Soltroia.

Equipa:

Arquitectura

– Manuel Cottinelli Telmo Pardal Monteiro – Arquitecto

– João Cottinelli Telmo Pardal Monteiro – Arquitecto

– António Pedro Batista Pardal Monteiro – Arquitecto

– António Henriques – Arquitecto

– Sónia Machado Mendes – Arquitecta

– Rodrigo Moutinho

Fundações e Estrutura

– Gonçalo Pardal Monteiro – Engenheiro

Instalações e Equipamentos Mecânicos

– Mário Seixas – Engenheiro

Instalação e Equipamentos de Águas e Esgotos

– Gonçalo Pardal Monteiro – Engenheiro

Instalação e Equipamentos Eléctricos e de Telecomunicações

– Luís Serrão – Engenheiro

Paisagismo

– Pedro Batalha – Arquitecto Paisagista

Coordenação e Fiscalização das obras

– Manuel Cottinelli Telmo Pardal Monteiro – Arquitecto

Fotografia

– Filipe Oliveira

Category

Destaque Home, HABITAÇÃO E COMÉRCIO