Ampliação da Biblioteca Nacional de Portugal em Lisboa
Ministério da Cultura
A remodelação e a ampliação das instalações da Biblioteca Nacional, relacionadas com a ampliação dos depósitos e criação de nova Sala de Leitura de Periódicos, envolveram intervenções no existente (16.500 m²) e ampliações (12.500 m²).
A informatização dos serviços, nomeadamente no campo das referências bibliográficas, impôs a reorganização integral do primitivo catálogo em base papel e, paralelamente, dos serviços de entrada de leitores implicando profunda intervenção numa área da ordem dos 870 m², intervenção efetuada numa 1ª fase e desde logo com entrada em funcionamento.
Na conceção inicial do edifício o corpo dos depósitos de livros albergava os exemplares consultáveis na Sala de Leitura Geral e um andar destinado a Reservados e Manuscritos, funcionando as leituras especiais relativas a Cartografia, Iconografia e Música em espaços próprios, exteriores ao corpo de depósitos, neles se integrando os depósitos respetivos.
Uma nova filosofia de funcionamento pretendeu deslocar para o corpo dos depósitos a totalidade das espécies, dotando-se este de condições de tratamento do ar e de proteção contra riscos de incêndio que a mais moderna tecnologia da matéria possibilita e aconselha, o que se traduziu na necessidade de ampliação deste corpo conjugada com profunda remodelação das instalações técnicas que o equipam.
Foram também efetuadas obras de transformação da primitiva cantina e sala dos funcionários em restaurante e nova sala de convívio utilizáveis tanto por estes como pelos leitores.
Esta transformação, que envolve a remodelação da cozinha, no seu todo abrangeu uma área da ordem dos 1.000 m².
Dono de Obra:
Ministério da Cultura
Localização:
Campo Grande
Lisboa
Área de Construção:
Ampliação – 12.500m²
Remodelação – 16.500m²
Projecto:
1996
Conclusão da Obra:
2016
Programa:
Ampliação dos depósitos e criação de nova Sala de Leitura de Periódicos, assim como remodelação de diversos espaços existentes, consequentes de uma nova filosofia funcional.
Equipa:
Arquitectura
– António Pedro Batista Pardal Monteiro – Arquitecto
– João Cottinelli Telmo Pardal Monteiro – Arquitecto
– Manuel Cottinelli Telmo Pardal Monteiro – Arquitecto
– Paulo Vasco Silva Antunes – Arquitecto
– Ana Libório – Arquitecta
– Maria João Garrudo – Arquitecta
– Amadeu Lourenço
– Rodrigo Moutinho
Fundações e Estrutura
– Paulo Reis – Engenheiro
Instalações e Equipamentos Mecânicos
– Pavac
Instalação e Equipamentos de Águas e Esgotos
– A J Prazeres – Engenheiro
Instalação e Equipamentos Eléctricos, de Telecomunicações e Elevadores
– Silvino Maio / Lacerda Moreira – Engenheiros
Gestão Técnica Centralizada
– Silvino Maio / Lacerda Moreira – Engenheiros