Padrão dos Descobrimentos - PMA
1510
portfolio_page-template-default,single,single-portfolio_page,postid-1510,language-pt,ajax_fade,page_not_loaded,,side_area_over_content,wpb-js-composer js-comp-ver-5.4.4,vc_responsive

Padrão dos Descobrimentos

Dono de Obra:

Direcção Geral de Urbanização

Localização:

Belém – Lisboa

Projecto:

1959

Conclusão da Obra:

1960

Programa:

Elaboração do projecto de execução do monumento em materiais definitivos e arranjo interior

Equipa:

O padrão dos descobrimentos é da autoria do Arquiteto Cottinelli Telmo que o projetou para a Exposição do Mundo Português de 1940. O monumento, tratando-se de uma construção efémera, para ser demolida após a exposição, foi construído em materiais não duráveis.

Em 1958, já após a morte do autor, foi decidido a manutenção do monumento, pelo que foi incumbido o Arq. António Pardal Monteiro e o Professor Engenheiro Edgar Cardoso de elaborar o projeto de execução em materiais definitivos, com base no projeto inicial bem como o arranjo interior.

Simultaneamente, o escultor Leopoldo de Almeida refez todo o conjunto escultórico, também dentro do mesmo espírito de observância da conceção inicial.

A estrutura resistente foi projetada de modo a permitir uma futura utilização do interior do monumento, deixando livre de qualquer elemento resistente o maior espaço possível.

Em 1968 António Pardal Monteiro desenvolve um projeto de arranjos interiores do qual foram executados apenas alguns elementos como a escada, o elevador e o anfiteatro, que nos anos 80 foram alterados.

Arquitectura

– Autor: Cottinelli Telmo – Arquitecto

– Autor do projecto de execução: António Pardal Monteiro – Arquitecto

Fundações e Estrutura

– Edgar Cardoso – Engenheiro

Category

EDIFÍCIOS PÚBLICOS