No final da década de 40 entendeu a CIPC fazer a sua concentração industrial no Beato. Para isso planeou a substituição das antigas fábricas, espalhadas por vários pontos da cidade, por novas fábricas apetrechadas com tudo o que havia de mais moderno e eficiente no domínio técnico, preocupando-se, ao mesmo tempo, com a construção de edifícios que em combinação com a moderníssima maquinaria, pudessem vir a constituir conjuntos industriais modelares.
Temos neste contexto o conjunto formado pelos novos Silos, Moagem e Armazém de Farinhas, projetos do Arq. Porfírio Pardal Monteiro, com o qual se iniciou o plano.
Como continuação deste plano, no final da década de 50 pretendeu a CIPC construir um conjunto de novos edifícios onde se destacam o novo grupo de Silos um vasto edifício destinado à instalação da nova Fábrica de Massas e Bolachas e a Fábrica de Sêmolas, estes projetados por António Pardal Monteiro.
Dono de Obra:
Companhia Industrial de Portugal e Colónias
Localização:
Lisboa – Beato
Área de Construção:
38.000 m²
Projecto:
1960
Conclusão da Obra:
1961
Programa:
Projecto de Fábrica de Sémolas Integrada no complexo industrial do Beato em Lisboa, projectado por Porfírio Pardal Monteiro.
Equipa:
Arquitectura
– António Pedro Batista Pardal Monteiro – Arquitecto
Fundações e Estrutura
– Pedro Kopke Pardal Monteiro – Engenheiro
Especialidades
– Camacho Simões – Engenheiro