IST - Tubo Cinético - PMA
Instituto Superior Técnico - Instituto Tecnológico Nuclear - Tubo Cinético, Pardal Monteiro Arquitectos
Instituto Superior Técnico, Instituto Tecnológico Nuclear, Tubo Cinético, Pardal Monteiro Arquitectos, arquitetos, ist, itn, nuclear
1451
portfolio_page-template-default,single,single-portfolio_page,postid-1451,language-pt,ajax_fade,page_not_loaded,,side_area_over_content,wpb-js-composer js-comp-ver-5.4.4,vc_responsive

IST – Tubo Cinético

Instituto Tecnológico Nuclear – Tubo Cinético
Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa

 

Trata-se do edifício do Instituto Superior Técnico edificado no Campus Tecnológico Nuclear em Sacavém. Este edifício destina-se ao laboratório para alojar a instalação do Tubo Cinético.
Tendo em consideração a dimensão do edifício e o tipo de instalação, considerou-se que a sua implantação no campus deveria ser, por um lado, em local que permitisse as acessibilidades necessárias à instalação e por outro não inviabiliza-se soluções previstas para ampliações das instalações no recinto através de novos edifícios.
Assim, a localização escolhida para o edifício foi a zona sudoeste do recinto a noroeste do edifício de isótopos. Tem uma forma retangular, com cerca de 26 m por 12 m, com 6 m de altura, e acessos apenas numa das fachadas de menor dimensão e todos os restantes paramentos não deverão ter aberturas.
Assim, a localização escolhida, que ladeia um arruamento existente, é uma “encosta” com uma inclinação significativa que permite ter os acessos na fachada voltada para o arruamento e ter o edifício semi enterrado, diminuindo o seu impacto.
O edifício, tal como referido é constituído por um grande volume principal com uma altura de cerca de 6 m e tem acoplado um outro mais baixo que destinado a armazém. A solução proposta para a fachada passa por “agarrar” os dois volumes com uma pala à altura do mais baixo de modo a “cortar” a grande altura do volume principal.
Os materiais de revestimento serão o reboco térmico pintado e o reboco simples pintado na zona do armazém e o betão aparente da pala e remates laterais da mesma.
Funcionalmente o edifício destina-se ao laboratório que irá albergar o Tubo Cinético, pelo que será constituído por uma nave principal com o comprimento total do edifício onde, sobre maciço anti-vibratil, será instalado o tubo experimental. Lateralmente ficarão as diversas salas de apoio a sala experimental. No volume mais pequeno ficará o armazém de gases e a sala do compressor.

Dono de Obra:

Instituto Superior Técnico

Universidade Técnica de Lisboa

Localização:

Campus Tecnológico Nuclear – Sacavém

Área de Construção:

350m²

Projeto:

2012

Conclusão da Obra:

2012

Programa:

Edifício de laboratórios localizado Campus Tecnológico e Nuclear – Sacavém, destinado à instalação do Tubo Cinético.

Equipa:

Arquitetura

– Manuel Cottinelli Telmo Pardal Monteiro – Arquiteto

– João Cottinelli Telmo Pardal Monteiro – Arquiteto

– António Pedro Batista Pardal Monteiro – Arquiteto

– Pedro Cunha – Arquiteto

– Sónia Machado Mendes – Arquiteta

– Rodrigo Moutinho

Fundações e Estrutura

– Paulo Reis – Engenheiro

Instalação e Equipamentos de Águas e Esgotos

– Grade Ribeiro – Engenheiro

Instalações e Equipamentos Mecânicos

– João Rocha – Engenheiro

Instalação e Equipamentos Elétricos e de Telecomunicações

– Silvino Maio e Lacerda Moreira – Engenheiro

Condicionamento Acústico

– Acústica e Ambiente

Category

EDUCAÇÃO, CULTURA E INVESTIGAÇÃO