O projeto refere-se à remodelação integral do Edifício Rebelo da Silva, pertencente ao Instituto Superior de Agronomia, situado na Tapada da Ajuda, em Lisboa. A construção do edifício data de 1951, e a sua concessão destinava-se, nessa data, à instalação de laboratórios.
O edifício em questão foi construído para laboratório de investigação, propósito que ainda hoje serve. Pretende-se, com a presente intervenção, mantendo na generalidade o seu uso, adequa-lo e atualiza-lo, adaptando-o às necessidades atuais que este tipo de edifícios de laboratórios necessita, tanto do ponto de vista funcional como em termos técnicos e de conforto.
A intervenção proposta mantem na generalidade as características arquitetónicas exteriores do edifício, procurando não intervir nas suas fachadas mantendo a sua identidade.
As alterações propostas passam por criar uma nova escada de emergência no exterior do edifício, afastada deste. Esta escada afigura-se imprescindível, pois é a forma que considerámos menos intrusiva de criar uma saída de emergência alternativa à escada atual.
Um centro laboratorial de investigação como o que se pretende instalar neste imóvel tem uma carga de instalações técnicas, de ambientes condicionados com características especiais, frequentemente muito diferenciados, que implicam sistemas de climatização específicos. Além disto temos todas as redes de fluidos inerentes ao tipo de investigação muito diferenciada, que se pretende instalar.
Para alojar todas estas instalações e simultaneamente utilizar sistemas de recuperação e produção de energia, propomos a criação de um piso técnico recuado, superior ao último piso. Será assim feita uma cobertura em laje plana, substituindo o teto atual de estafe do piso 2, apoiado em vigamento de madeira. As instalações técnicas que se propõem, recuadas em relação à fachada existente, ficarão encerradas num espaço circundado por uma espécie de grelha constituída por perfis metálicos iguais aos que encerram a escada exterior.
De notar que a intervenção na cobertura não será visível de nenhum ponto de vista circundante. Aliás como se pode verificar atualmente, pois o telhado existente atualmente também não é visível.
Dono de Obra:
Universidade de Lisboa
Localização:
Lisboa
Área de Construção:
2047,84 m²
Projeto:
2022
Programa:
Projeto de reabilitação do edifício Rebelo da Silva, Lisboa.
Equipa:
Arquitetura
– João Cottinelli Telmo Pardal Monteiro – Arquiteto
– Manuel Cottinelli Telmo Pardal Monteiro – Arquiteto
– Tomás Pardal Monteiro – Arquiteto
– Sónia Machado Mendes – Arquiteta
– Bruna Duarte – Arquiteta
– Marcelo Cardoso– Arquiteto
– Francisca Caetano – Arquiteta
– Marta Prata – Arquiteta
– Rodrigo Moutinho
Estrutura
– Profico, Lda
Instalações e Equipamentos Mecânicos
– José Rosendo– Engenheiro
Instalações e Equipamentos de Águas e Esgotos
– José Rosendo– Engenheiro
Instalações e Equipamentos de Gás
– José Rosendo– Engenheiro
Instalação e Equipamentos Elétricos e Telecomunicações
– Garcia Vazquez, Engenharia e Gestão de Projecto, Lda.
REABILITAÇÃO E RESTAURO