Liceu Rodrigues Lobo em Leiria - PMA
Remodelação do antigo Liceu Rodrigues Lobo - Leiria, Pardal Monteiro Arquitetos
remodelação do liceu rodrigues lobo, leiria, liceu rodrigues lobo, liceu leiria, pardal monteiro, arquitetos, arquitectos
1424
portfolio_page-template-default,single,single-portfolio_page,postid-1424,language-pt,ajax_fade,page_not_loaded,,side_area_over_content,wpb-js-composer js-comp-ver-5.4.4,vc_responsive

Liceu Rodrigues Lobo em Leiria

Remodelação do antigo Liceu Rodrigues Lobo em Leiria
IGFEJ – Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos de Justiça

 

O presente projeto diz respeito à intervenção no edifício das antigas instalações do Liceu Rodrigues Lobo, situado na Rua Tenente Valadim 44 a 46.
O edifício foi construído de raiz para instalar o Liceu Rodrigues Lobo em Leiria. O projeto é de autor desconhecido e foi inaugurado em junho de 1894.
Ao longo das mais de um século de funcionamento foi sofrendo diversas adaptações funcionais que implicaram alterações interiores e ampliações, sendo que a sua imagem exterior da fachada principal foi, na generalidade mantida.
Tendo em consideração as alterações ditadas pelo novo “Mapa Judiciário”, fomos incumbidos pelo IGFEJ de desenvolver o projeto geral para aqui instalar as novas Instalações do Tribunal de Comércio, Instrução Criminal e Serviços do MP em Leiria, e fazer a reabilitação da totalidade do imóvel.
O edifício em causa apresenta caraterísticas construtivas usuais da época e uma imagem que se identifica facilmente com a imagem dos edifícios públicos no início do século XX.
É constituído por dois pisos principais ocupando toda a área de implantação, uma semi cave parcial e um pateo com dois pequenos anexos de um piso.
Construtivamente carateriza-se por uma construção de base constituída por um edifício inicial constituído por paredes autoportantes de alvenaria de pedra e pavimentos constituídos por sobrados de madeira.
Posteriormente terá sofrido várias alterações sucessivas:
Uma primeira terá sido o corpo Sudoeste, onde hoje se situa o ginásio, feito no mesmo tipo de construção do edifício original.
Mais tarde no decorrer do século XX teve varias intervenções em que nos corpos existentes foram substituídos alguns pavimentos de sobrado de madeira por lajes aligeiradas de betão armado e o corpo inicial é ampliado com uma construção mista, com paredes portantes em alvenaria de pedra, lajes de betão armado, incluindo a cobertura e algumas paredes de alvenaria de tijolo cerâmico.
Da Solução
A intervenção incide em três aspetos fundamentais: o da reabilitação geral do edifício, anulando as situações de degradação física e estética, a remodelação funcional e das condições de “habitabilidade” e ambientais fundamentais para o bom funcionamento geral do Tribunal e a ampliação do edifício de forma a conter todo o programa funcional no seu interior.
A solução arquitetónica a projetada teve em conta a preservação do edifício inicial na sua integra, embora mudando a compartimentação e fazendo a reorganização dos espaços mantendo-se os conceitos e linguagem formal do edifício;
Na ampliação a intervenção foi feita salvaguardando as valências e testemunhos de maior impacto do edificado existente, adotando uma solução de grande simplicidade, integrando-se com o edifício existente, embora com uma linguagem atual. Um ponto importante desta intervenção é o grande vestíbulo, ocupando a zona central do anterior pátio coberto, que funcionará como núcleo central do edifício e onde, tirando partido do duplo pé direito criado e da iluminação zenital se obterá uma zona de grande dignidade espacial e que será a zona de espera das salas de audiências.

 

Cliente:

Estiplano

Dono de Obra:

IGFEJ – Instituto de Gestão Financeira e equipamentos da Justiça

Localização:

Leiria

Área de Intervenção:

Cerca de: 3.500 m²

Projeto:

2013

Programa:

Remodelação e ampliação do edifício do antigo Liceu Rodrigues Lobo tendo em consideração a instalação do Tribunal Administrativo e Fiscal de Leiria.

Equipa:

Arquitetura

– Manuel Cottinelli Telmo Pardal Monteiro – Arquiteto

– João Cottinelli Telmo Pardal Monteiro – Arquiteto

– Sónia Machado Mendes – Arquiteta

– Pedro Cunha – Arquiteto

– Paulo Fontainha – Arquiteto

– Mariana Silva – Arquiteta

– Cláudia Domingues – Designer

– Rodrigo Moutinho

Fundações e Estrutura

– Paulo Reis – Engenheiro

Instalação e Equipamentos de Águas e Esgotos

– Teresa Paula Santos – Engenheira

Instalações e Equipamentos Mecânicos

– João Rocha – Engenheiro

Instalação e Equipamentos Elétricos e de Telecomunicações

– Luís Serrão – Engenheiro

Segurança e Prevenção de Incêndios

– António Portugal – Arquiteto

Category

EDIFÍCIOS PÚBLICOS