Quinta de Santo António, Sintra - PMA
1559
portfolio_page-template-default,single,single-portfolio_page,postid-1559,language-pt,ajax_fade,page_not_loaded,,side_area_over_content,wpb-js-composer js-comp-ver-5.4.4,vc_responsive

Quinta de Santo António, Sintra

Sociedade Hoteleira Sintrense

 

A “Quinta de Santo António” localiza-se no centro da zona histórica da Vila de Sintra na Rua Câmara Pestana, com acesso direto das principais vias de comunicação
Relativamente ao local em que a quinta se insere há que fazer referência à sua proximidade do Museu de Arte Moderna e do novo Centro Cultural, vizinhança que justifica a criação de um hotel de quatro estrelas, tanto mais que esta zona de Sintra se encontra totalmente desguarnecida de unidades hoteleiras de elevado nível.
O terreno em referência, com uma área de 2,7320 hectares, situa-se numa encosta orientada ao quadrante Poente, apresentando declives que variam entre as cotas 90 m e 100 m. O enquadramento paisagístico é notável sendo de assinalar a exuberante cobertura arbórea e a vista que se desfruta sobre a paisagem.
Em relação à zona em que se situa a quinta há, que fazer menção da inexistência de estruturas degradadas e de indústrias ou atividades insalubres, poluentes ou causadoras de eventuais prejuízos das condições naturais paisagísticas e turísticas.
Por outro lado, a manutenção e valorização de uma quinta tradicional constituirá um polo de atração que muito valorizará a atividade hoteleira.
Ao delinear a criação de um hotel neste terreno e nesta zona de Sintra tivemos como primeira preocupação a conceção de um edifício que se integrasse no ambiente preexistente conjugando-se as áreas programaticamente necessárias com volumetrias que não conduzissem a ruturas com a paisagem urbana local.
Para tal, propõem-se cércias que não excedem as das atuais construções que se pretendem manter, tirando-se partido do acentuado declive do terreno para se obter o número de pisos necessário.
A sua implantação coloca-o afastado da Rua Câmara Pestana em relação à qual o edifício apresentará apenas um dos pisos ocupados por quartos, situando-se o outro abaixo. As áreas sociais e de serviços situar-se-ão em pisos inferiores desenvolvendo-se em função do declive do terreno.
Na quinta situam-se diversos edifícios que, na sua totalidade dão lugar a uma fraca densidade de ocupação, aos quais correspondem valores arquitetónicos muito variados.
Cinco dos edifícios evidenciam valor arquitetónico que justifica e impõe a sua conservação. Já os demais correspondem a imóveis desprovidos de interesse arquitetónico sendo que alguns deles têm caráter precário e clandestino, sendo aceite exigido pela CMS que sejam demolidos.
Os edifícios 1 e 2, serão de conservar e recuperar, adaptando a novas funções de apoio ao funcionamento do hotel, nomeadamente salas de conferências e banquetes.
O edifício 3 é um pombal, construção com características muito próprias, constituindo-se como um caso raro cuja recuperação é imprescindível.
O edifício 4, atualmente funcionando como casa de guarda, deverá também ser preservado uma vez que, apesar do seu fraco valor patrimonial, irá enquadrar os edifícios vizinhos.
Entre os cinco edifícios a manter, destaca-se uma moradia apalaçada, projecto do Arqt.º Raul Lino, como o maior dos edifícios existentes e a peça de maior valor arquitetónico.
Pretende-se adaptá-lo a uma zona de mais qualidade do hotel procedendo-se à sua total recuperação em que se manterá integralmente a sua traça exterior apenas se adaptando o interior às novas funções, nomeadamente como pequeno hotel de charme.

Dono de Obra:

Sociedade Hoteleira Sintrense

Localização:

Rua Câmara Pestana

Sintra

Área de Construção:

Edifícios a remodelar – 1.529m²

Hotel – 6.196m²

Projeto de Licenciamento:

2012

Programa:

Complexo hoteleiro a construir na Quinta de Santo António em Sintra.

Equipa:

Arquitetura

– João Cottinelli Telmo Pardal Monteiro – Arquiteto

– Manuel Cottinelli Telmo Pardal Monteiro – Arquiteto

– António Pedro Batista Pardal Monteiro – Arquiteto

– Sónia Machado Mendes – Arquiteta

– Diogo Pinheiro – Arquiteto

– Bruno Appolloni de Almeida – Arquiteto

– Amadeu Lourenço

– Rodrigo Moutinho

Rede Viária

– Diâmetro

Paisagismo

– Pedro Batalha – Arquiteto Paisagista

Segurança Integrada

– António Portugal – Arquiteto

Category

HOTÉIS