A Praça do Mercado, como centro de toda a intervenção, segundo a nossa proposta, foi tratada como peça charneira de todos os elementos que a rodeiam, respeitando nas suas linhas gerais o expresso no anteplano em que se baseia o trabalho, sendo de focar os seguintes aspectos:

- Regularização do espaço através da marcação de um rectângulo perfeito, o que é acentuado pelo desenho ortogonal atribuído ao pavimento.

- Prolongamento da arcada existente nos edifícios a Norte estendendo-a aos novos propostos no plano, na separação da praça com a Rua da Guiné.

- Definição desta praça como um vasto espaço (constituído na sua maior extensão como cobertura do parque de estacionamento público) equipado com um número reduzido de equipamento arquitectónico e paisagístico para o que deverá contribuir o tratamento ortogonal do pavimento, acima citado.

- Criação de uma barreira arbórea, a Norte e a Poente, contribuindo para um mais claro enquadramento da praça.

- Concepção dos edifícios que a separam da Rua da Guiné dispondo de uma base “transparente” através da utilização de vazios e de galerias.

Os espaços exteriores foram tratados tendo em vista um uso predominantemente de peões. Contudo, neles foi prevista a possibilidade de acesso de viaturas e locais de estacionamento para uso exclusivo dos residentes, variando a incidência da capacidade de estacionamento em função das características locais.

Os diversos edifícios, apesar de diferentes, obedecem a critérios que nortearam a sua concepção, sendo constituídos por rés-do-chão ocupado por lojas, estacionamentos em cave e andares habitacionais, em quatro dos edifícios, e de escritórios, no quinto.

Área das parcelas:                      2.4 hectares

Estacionamento subterrâneo:           7.000 m²

Área bruta dos edifícios:                13.270 m²

Área bruta de comércio e serviços:   3.500 m²

voltar a habitação e comércio
123456video

 

ficha técnica

atelier

descrição

 

contactos

projectos

Cacém Polis Projecto dos Edifícios e Espaço

Público do L. do Mercado e

respectiva Parcela a Norte

descrição