A concepção da ampliação das instalações do INSA, delineada quando se equacionou a criação de edifício próprio para o Departamento de Genética Molecular Humana, viu o início da sua concretização com esta construção a que se seguiu a dos laboratórios para o Departamento de Saúde Ambiental e Toxicologia cuja construção completa o corpo de ligação entre o actual edifício de laboratórios e o idêntico previsto.

No âmbito das funções que cabem a este departamento, o edifício foi dotado com instalações laboratoriais para as secções de Toxicologia, Cromatografia, Fibras e Poeiras, Espectrofotometria, Poluição do Ar.

Equipamento comum que inclui salas de lavagem e de secagem, de centrífugas, de balanças, câmaras frigoríficas, etc. completa o conjunto destas instalações.

O conjunto das instalações laboratoriais tem área útil da ordem de 700 m2.

No piso de entrada, ficam os serviços administrativos, a biblioteca e as instalações afectas ao trabalho de campo. Numa cave parcial, acessível a veículos, localizam-se os armazéns e arquivos e central de gases, com área útil de 133 m2.

Um andar técnico superior ligado aos andares de laboratórios por ductos verticais remata superiormente o edifício.

 

voltar a edifícios públicos

descrição

ficha técnica
1

Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge

Departamento de Saúde Ambiental eToxicologia

contactos

projectos

atelier

 

descrição