COSIDER - Companhia de Serviços Siderúrgicos, Lda - PMA
1328
portfolio_page-template-default,single,single-portfolio_page,postid-1328,language-pt,ajax_fade,page_not_loaded,,side_area_over_content,wpb-js-composer js-comp-ver-5.4.4,vc_responsive

COSIDER – Companhia de Serviços Siderúrgicos, Lda

Unidade fabril projetada por António Pardal Monteiro em 1978, tinha como objetivo industrial o corte de chapa de aço em grande escala. O projeto compreende um conjunto das instalações, englobando, além do edifício fabril, outros destinados a diferentes fins, entre os quais, o destinado aos serviços sociais e administrativos.

Em relação ao Edifício fabril refere-se que a chapa é recebida em grandes bobinas (“coils”), cujo peso poderá atingir valores próximos das cinquenta toneladas, que após ser seccionada será armazenada. Deste modo, e nas suas grandes linhas, como sequência do processo industrial, foi previsto um vasto armazém de matéria-prima, constituída por “coils” de variadas dimensões, de uma zona transformadora onde é processado o corte da chapa e, finalmente, um armazém de produto acabado, para a chapa cortada. Para dar satisfação a este esquema de laboração foi concebido um edifício formado por duas vastas naves dispostas perpendicularmente, com a forma de um enorme T. A nave mais extensa, disposta sensivelmente normal à estrada nacional é destinada, toda ela, a armazém de matéria-prima. A outra aloja a zona de fabrico e o armazém de produto acabado.

O Edifício dos Serviços Sociais e Administrativos com forma de um retângulo alongado, situa-se paralelamente à nave de fabrico, junto à sua extremidade. Com dois pisos, sendo o r/chão destinado aos serviços sociais e o primeiro andar aos administrativos.

Relativamente aos aspetos construtivos todos os edifícios foram concebidos com base em estruturas de betão armado. As grandes naves do edifício fabril, com vãos de 25 m e 30 m, são cobertas com elementos de betão pré esforçado que, por sua vez, dão apoio a coberturas constituídas por canaletes, em alguns casos translúcidos, para iluminação.

Dono de Obra:

Cosider – Companhia de Serviços Siderúrgicos, Lda

Localização:

Vendas de Azeitão – Setúbal

Área de Construção:

16.000 m²

Projecto:

1978

Conclusão da Obra:

1979

Programa:

Projecto de Conjunto industrial destinado Fábrica de Corte de Chapa em Vendas de Azeitão – Setúbal , incluindo Instalações fabris e Serviços Sociais e Administrativos

Equipa:

Arquitectura

– António Pedro Batista Pardal Monteiro – Arquitecto

– Rodrigo Moutinho

– Amadeu Lourenço

– João Sobral Otero

Fundações e Estrutura

– Artur Ravara – Engenheiro

Especialidades

– Electroconsul

Category

EDIFÍCIOS INDUSTRIAIS