IRN Faro - PMA
IRN – Conservatórias do Registo Civil, Predial e Comercial de Faro, Pardal Monteiro Arquitectos
IRN, Conservatórias do Registo Civil, Predial e Comercial de Faro, Pardal Monteiro Arquitectos, arquitetos, irn faro, conservatória
1392
portfolio_page-template-default,single,single-portfolio_page,postid-1392,language-pt,ajax_fade,page_not_loaded,,side_area_over_content,wpb-js-composer js-comp-ver-5.4.4,vc_responsive

IRN Faro

 

IRN – Conservatórias do Registo Civil, Predial e Comercial de Faro
IGFEJ – Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos de Justiça

 

O presente projeto diz respeito à remodelação das antigas instalações da Repartição de Finanças, situadas na Avenida 5 de outubro 25A e 27A em Faro, tendo em consideração as alterações funcionais ditadas pela Reforma da Organização Judiciária. Nesse contexto fomos incumbidos pelo IGFEJ de desenvolver o projeto geral para a instalação da CRCivil, CRPredial e CRComercial de Faro nestas instalações.
O edifício em causa apresenta caraterísticas construtivas usuais da época e uma imagem que se identifica facilmente com a imagem dos anos 80 dos edifícios comerciais e habitacionais.
É constituído por vários pisos habitacionais e duas zonas comerciais no R/C.
As instalações onde iremos intervir são constituídas pelas duas lojas situadas no R/C e interligadas entre elas, e uma cave ocupando parte do espaço anterior.
O espaço de intervenção tem quatro entradas independentes, sendo duas pela avenida 5 de outubro e outras duas pela rua das traseiras do edifício, rua Camilo Castelo Branco.
Construtivamente carateriza-se por uma estrutura reticulada de pilares, vigas e lajes em betão armado, enquadrando caixilharia de fachada, paredes e divisórias em alvenaria de tijolo cerâmico.
A intervenção teve em conta as necessidades funcionais dos serviços a instalar, de acordo com o layout e estudo de conceito apresentados, e respeitando, tanto quanto possível, as orientações dos técnicos. É constituída pela reabilitação geral do espaço, anulando as situações de degradação física e estética, e das condições de “habitabilidade” e ambientais fundamentais para o bom funcionamento do IRN.
Os acabamentos interiores são de uma maneira geral os previstos pelo estudo de imagem para as lojas do IRN com o objetivo de manter as caraterísticas de imagem para esta loja.
Os materiais de acabamento são exaustivamente especificados para cada caso tanto nas peças desenhadas de pormenor como na Descrição dos Acabamentos, pelo que não cabe aqui nova enumeração.

Cliente:

Estiplano

Dono de Obra:

IGFEJ – Instituto de Gestão Financeira e equipamentos da Justiça

Localização:

Faro – Av. 5 de outubro

Área de Intervenção:

Cerca de: 1.000 m²

Projeto:

2013

Programa:

Remodelação do R/C e cave de edifício na Av 5 de outubro em Faro, com cerca de 1000m², tendo em consideração a instalação dos serviços do IRN – Conservatórias do Registo Civil, Predial e Comercial de Faro.

Equipa:

Arquitetura

– Manuel Cottinelli Telmo Pardal Monteiro – Arquiteto

– João Cottinelli Telmo Pardal Monteiro – Arquiteto

– Sónia Machado Mendes – Arquiteta

– Pedro Cunha – Arquiteto

– Paulo Fontainha – Arquiteto

– Mariana Silva – Arquiteta

– Cláudia Domingues – Designer

– Rodrigo Moutinho

Instalação e Equipamentos de Águas e Esgotos

– Diâmetro II

Instalações e Equipamentos Mecânicos

– João Rocha – Engenheiro

Instalação e Equipamentos Elétricos e de Telecomunicações

– Luís Serrão – Engenheiro

Category

EDIFÍCIOS PÚBLICOS