Instituto Superior de Agronomia - Secção de Zootecnia - PMA
1442
portfolio_page-template-default,single,single-portfolio_page,postid-1442,language-pt,ajax_fade,page_not_loaded,,side_area_over_content,wpb-js-composer js-comp-ver-5.4.4,vc_responsive

Instituto Superior de Agronomia – Secção de Zootecnia

O projeto diz respeito à remodelação da Secção de Zootecnia do I.S.A. que se situa na Tapada da Ajuda em Lisboa.
Pretendeu-se com a remodelação e ampliação dotar a secção de instalações adequadas ao trabalho desenvolvido.
Visto as instalações se apresentarem degradadas e desajustadas ao trabalho aí desenvolvido, previu-se a recuperação de um corpo edificado e a demolição das diversas construções e telheiros, para substituição por um novo edifício.
O edifício que se recuperou é uma instalação para animais, que à data se encontrava parcialmente desativada, por se encontrar bastante degradada, contudo, o facto de existir alguma unidade formal com construções vizinhas optou-se por a sua viabilização e recuperação.
O novo edifício, constitui uma unidade interligada ao edifício existente, implantado no local onde foram demolidos os telheiros e as construções precárias.
Tratando-se de uma instalação do tipo industrial para animais, procurou-se uma solução que, sem prejudicar os aspetos funcionais, se enquadrasse no conjunto edificado envolvente, optando-se por uma linguagem formal que, não sendo uma cópia de existente, recorre a tipologias e elementos existentes na envolvente.
Da Solução
No corpo recuperado ficam localizadas as instalações para os coelhos que englobam a Sala de Metabolismo, a Sala de Ensaios de Produção e uma pequena sala de apoio. Na zona contígua, no novo edifício, ficará a sala de apoio destas instalações.
No novo edifício ficam as instalações para outros animais e uma zona de gabinetes de trabalho, que englobam as Sala de Engorda, Sala de Metabolismo, Sala de Digestabilidade, Sala de Animais Fistulados, Matadouro, Estiva, Sala de Estufas e Balanças, Câmaras Frigoríficas, dois Gabinetes e as Instalações Sanitárias.
Edifício a recuperar: Trata-se de uma construção apenas de piso térreo, constituído por paredes de alvenaria de tijolo onde apoiam asnas de madeira que suportam um telhado de três águas, de telha marselha. A recuperação visou a consolidação e reparação das paredes de fachada e a substituição das asnas existentes por iguais.
Novo edifício: Trata-se de uma estrutura constituída por pilares e vigas de betão armado. Sobre esta estrutura apoia a estrutura do telhado formada por vigas e ripado de betão armado pré fabricado. O telhado é acabado com telha marselha, e as paredes são de alvenaria de tijolo cerâmico rebocado.

Dono de Obra:

Instituto Superior de Agronomia

Universidade Técnica de Lisboa

Localização:

Tapada da Ajuda – Lisboa

Área de Construção:

Novo edifício – 585m²

Remodelação – 150m²

Projeto:

1996

Conclusão da Obra:

1997

Programa:

Projeto de novo edifício de instalações para animais e remodelação de edifício existente, localizados no “campus” do Instituto em Lisboa.

Equipa:

Arquitetura

– Manuel Cottinelli Telmo Pardal Monteiro – Arquiteto

– João Cottinelli Telmo Pardal Monteiro – Arquiteto

– António Pedro Batista Pardal Monteiro – Arquiteto

– Paulo Vasco Silva Antunes – Arquiteto

– João Sobral Otero

– Rodrigo Moutinho

Fundações e Estrutura

– Gonçalo Pardal Monteiro – Engenheiro

Instalação e Equipamentos de Águas e Esgotos

– Gonçalo Pardal Monteiro – Engenheiro

Instalação e Equipamentos Eletromecânicas e de Telecomunicações

Silvino Maio / Lacerda Moreira – Engenheiros

Category

EDUCAÇÃO, CULTURA E INVESTIGAÇÃO