Reitoria da Universidade de Lisboa - PMA
1565
portfolio_page-template-default,single,single-portfolio_page,postid-1565,language-pt,ajax_fade,page_not_loaded,,side_area_over_content,wpb-js-composer js-comp-ver-5.4.4,vc_responsive

Reitoria da Universidade de Lisboa

O primeiro projeto de execução do edifício para a Reitoria, da responsabilidade do arquiteto Porfírio Pardal Monteiro foi entregue em meados de 1956, apresentando uma configuração diferente da atual, ressaltando o facto de a Aula Magna estar, então, prevista para uma lotação apenas excedendo os 800 lugares, em vez dos atuais mais de 1500, e os seus corpos laterais apenas se limitarem ao r/chão.
O Prof. Victor Hugo de Lemos, na sua qualidade de Reitor, convocou o arquiteto António Pardal Monteiro, na qualidade de colaborador principal do falecido arquiteto Porfírio Pardal Monteiro, para uma reunião em que lhe deu conta das observações que o projeto apresentado para o edifício da Reitoria lhe suscitava, entre as quais avolumava o facto de considerar a lotação prevista para a Aula Magna extremamente exígua, propondo o seu aumento para 1800 lugares, mas considerando-se a possibilidade da sua subdivisão, para as situações em que aquela lotação se revelasse excessiva.
Com base nestes novos dados programáticos foram elaborados estudos que só não prosseguiram por entretanto ter ocorrido o falecimento do Reitor.
Com a tomada de posse do Prof. Marcelo Caetano, o prosseguimento dos estudos do projeto do edifício para a Reitoria foi retomado, tendo aquele professor reformulado o programa das instalações que, contemplando as aspirações do seu antecessor, lhes acrescentava um novo conjunto de instalações entre as quais as destinadas ao próprio Reitor, englobando, basicamente, o seu gabinete, salas de visitas e de espera e uma sala de refeições privativa, bem como a criação de um novo anfiteatro destinado a atos grandes, com lotação para cerca de 200 pessoas, este último como alternativa à hipótese de subdivisão da Aula Magna.
Estes acréscimos ao programa antecedente refletiram-se num aumento do volume da construção que, traduzindo-se por uma forte presença da Aula Magna, permitiram, também, a criação de novos pisos nos corpos laterais.
Relativamente à conceção inicial, da autoria de Porfírio Pardal Monteiro, manteve-se o partido geral e, integralmente, a fachada do edifício sobre a Praça da Universidade. Todos os corpos situados para além desta fachada foram totalmente remodelados assumindo dimensões francamente superiores ao primitivamente gizado.
O novo projeto, da total responsabilidade de António Pardal Monteiro, foi desenvolvido com bastante celeridade, graças a um diálogo eficaz e constante estabelecido entre o arquiteto e o Reitor.
Dada a iniludível representatividade que se pretendia atribuir ao edifício, foi, por sugestão do arquiteto, integrado na equipa projetista o “designer” Daciano Costa, passando a ser sua incumbência o arranjo interior das dependências de maior importância (Aula Magna, Salão Nobre, Sala do Senado e instalações do Reitor).
O edifício foi inaugurado em 1961.

Dono de Obra:

Ministério das Obras Públicas – C.A.N.I.U.

Localização:

Cidade Universitária

Lisboa

Área de Construção:

11.600m²

Projeto:

1958/59

Conclusão da Obra:

1958

Inauguração – 1961

Programa:

Edifício destinado às instalações da Reitoria da Universidade de Lisboa, baseado num 2º programa, englobando Aula Magna para 1.800 lugares, e criação de uma Sala para Atos Grandes, para cerca de 200 lugares, Sala do Senado, instalações do Reitor e restantes instalações e serviços.

Equipa:

Arquitetura

Autor do projecto: António Pedro Batista Pardal Monteiro – Arquiteto

Autor do projecto inicial: Porfírio Pardal Monteiro – Arquiteto

Arquitetura de interiores

Daciano Costa – designer

Category

EDUCAÇÃO, CULTURA E INVESTIGAÇÃO